E-commerce torna-se mais popular no Brasil


O comércio online cresceu em popularidade entre os brasileiros, segundo dados do Ibope Mídia.
De acordo com o instituto de pesquisa, os brasileiros que vêem a internet como local preferido para fazer compras subiu de 5% em 2007 para 7% em 2008.
Segundo Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia, fatores como o aumento da confiança nas transações e a chegada das classes de menor renda à internet possibilitaram o crescimento.
“A tendência é crescer cada vez mais, até pela dinâmica da vida das pessoas. O tempo para ir à loja física é cada vez menor”, opina a executiva.
Os dados do Ibope mostram ainda que a idade média dos brasileiros que compram na web subiu.
Entre julho de 2005 e julho de 2006, apenas 19% dos internautas que fizeram compras na web tinham entre 35 e 44 anos. Já entre agosto de 2007 e julho de 2008 o porcentual subiu para 28%.
No mesmo período, a participação dos mais jovens (18 a 24 anos) nas compras caiu de 28% para 21%, enquanto a faixa etária de 25 a 34 anos manteve sua participação estável.


Homens x Mulheres


Apesar do aumento geral, os homens ainda são mais propensos a comprar via web do que as mulheres. Enquanto 9% dos representantes masculinos da amostra preferem as compras online, apenas 5% priorizam a web na hora de comprar.
Mas a situação pode se inverter dependendo da categoria de produtos. No quesito roupas e alimentos, por exemplo, as mulheres que compram produtos pela web comentam mais que os homens – os porcentuais são de 17% contra 11%.
Já na categoria TV, vídeo e som, 46% dos comentários são masculinos contra 34% dos femininos.




Por Juliano
www.Kessefbrasil.com