O que é o Joomla ?

Joomla! é um CMS (Content Management System) gerenciador de portais  web, desenvolvido a partir do Mambo. É escrito em PHP e roda em Host com servidor web Apache e banco de dados MySQL. TOTALMENTE GRÁTIS !

O Joomla é um projecto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 3.0. Instalar o Joomla é relativamente simples e requer apenas conhecimentos básicos de informática, sem necessidade conhecer nenhuma linguagem de programação. Com um servidor de internet e uma base de dados, é possível obter um site completo, sem erros e seguro.

 

Componentes que agrega funcionalidades ao site:

O conceito de componentes do Joomla! talvez seja uma das grandes vantagens em relação à maioria dos CMS disponíveis. O componente é uma forma de gerenciar conteúdos ou agregar funcionalidades muito específicas que não seria possível com as funções padrões do Joomla!

Por exemplo: O componente Web Links permite gerenciar a área de links do site. O componente Banners permite gerenciar banners, rotacionando aleatoriamente e contando o número de cliques.

Existem cententas (ou milhares) de componentes como galerias de fotos (RSGallery2, zOOm Gallery), sistemas de tradução (JoomFISH), gerenciadores de formulários, etc. Grande parte dos componentes são gratuitos (GNU GPL), porém alguns possuem licença comercial (que geralmente são de baixo custo).

Caso não exista um componente adequado à necessidade do site, pode ser feita a adaptação de um componente existente ou pode-se criar um componente específico.

Vantagens de utilizar o Joomla!

Dentre os vários CMS disponíveis na web, o Joomla!, criado em 2005, está se tornando um dos mais populares, com uma comunidade atuante e crescente. Está fora do escopo deste artigo apresentar argumentos para adoção do Joomla!, mas podemos enumerar alguns muito importantes:

Joomla! é decididamente software livre e não há perspectiva de mudança com relação a isso (isto é, vai continuar disponível gratuitamente);

Já existem vários módulos e componentes disponíveis, criados a partir da base herdada do Mambo;
A popularidade do Joomla! está crescendo rapidamente, logo, a sua comunidade também;
A equipe por trás do Joomla!, composta por membros chave criadores do Mambo, está fortemente comprometida com o projeto e está disposta a modernizar o software continuamente;
É um dos CMS com mais recursos disponíveis e de fácil utilização;
Foi escrito com PHP e MySql, dois dos softwares open source mais populares da Internet.
O Joomla! é uma ferramenta de CMS muito poderosa, prova disto é o prêmio recebido, o Linux Awards, além de possuir uma comunidade ativa, que está sempre buscando inovações.

O Joomla tem como principais características:

Codigo aberto (Licença GPL);
Sistema simples de fluxo de aprovação;
Arquivamento para conteúdo não utilizados (Lixeira);
Gerenciamento de banners;
Sistema de publicação para o conteúdo;
Sumário de conteúdo no formato RSS;
Busca otimizada (qualquer palavra registrada);
Frontend já traduzido em várias línguas;
Fácil instalação para novos templates, módulos e componentes;
Hierarquia para grupos de usuários;
Estatísticas básicas de visitantes (existem módulos mais complexos que podem ser adicionados);
Editor de conteúdo WYSIWYG;
Sistema de enquete simples (com acompanhamento de resultado em tempo real);
Sistemas de índices de avaliação;
Extensões livres em diversos sites (Módulos, Componentes, Templates, Traduções).


Na Kessef Brasil você tem o melhor curso de Joomla Incompany do Brasil ! O curso tem perfil técnico, sem enrrolação. A operacionalidade da mesma é datalhada do ponto de vista técnico. Incluindo dicas preciosas sobre templates. Consulte-nos....estamos ha 6 anos trabalhando com o Joomla !

By
www.kessefbrasil.com



© 2015 Kessefbr. All Rights Reserved.
en