O perfil de um empreendedor



Em nossos treinamentos e palestras costumamos utilizar nos encerramentos um pensamento de Galileu como ponto de partida após as atividades em sala de aula: "Você não pode ensinar coisa alguma a nenhuma pessoa; você apenas pode auxiliá-la a aprender por si mesma".

O nosso propósito é provocar o leitor a interagir, refletir, deixando a cada um o momento de uma nova descoberta e a satisfação que ela pode proporcionar. Ao planejar montar um negócio próprio ou desenvolver uma organização já existente, escolha uma organização ou profissional como seu referencial e pesquise tudo a respeito.

Qualquer que seja o negócio, a história acabará verificando no principal empreendedor uma força sempre presente e predominante: a motivação para a realização.

Na década de 60, David McClelland, psicólogo da Universidade de Harvard, identificou nos empreendedores de sucesso um elemento psicológico crítico, denominado por ele de "motivação da realização" ou "impulso para melhorar", desenvolvendo então o treinamento da motivação para a realização, cuja finalidade era melhorar tal característica e torná-la aplicável em situações empresariais. A Usaid (agência para o desenvolvimento internacional dos Estados Unidos), a consultoria Management Systems International (MSI) e a McBeer & Company (empresa de consultoria de McClelland), iniciaram em 1982 um projeto para estudos mais abrangentes do comportamento, a fim de criar meios mais eficazes de seleção e desenvolvimento de empreendedores.

A configuração definitiva do programa foi lançada oficialmente pela ONU em 1988 na Argentina, sendo em seguida aplicado no Chile, Uruguai, Venezuela, Gana, Nigéria, Zimbábue e a partir de 1990 no Brasil com bons resultados, por meio do convênio do Sebrae com a ONU, pelo programa Empretec.

O sucesso empresarial não consiste apenas no desenvolvimento de habilidades específicas, tais como finanças, marketing, produção, etc; na concessão de incentivos creditícios e/ou fiscais, mas também nas atitudes empreendedoras.
As qualidades que o empreendedor bem-sucedido deve apresentar, ou ter que desenvolver ou apenas aprimorar são:

- Buscar oportunidades
- Perseverar
- Comprometer-se
- Atuar com qualidade
- Correr riscos, mas calculados
- Estabelecer metas objetivas
- Buscar informações
- Planejar e monitorar
- Persuadir e manter contatos
- Ter confiança e independência

Reflita sobre as características citadas e analise qual a sua situação em relação a cada uma delas. Verifique quais são seus pontos fortes e quais pontos são passíveis de melhoria e estabeleça suas metas, visando o sucesso.
Caso queira checar a sua auto- avaliação, submeta-se a instrumentos de avaliação já disponíveis no País, em entidades e com consultores especializados.

Outro ponto importante é que todo negócio bem-sucedido deve estar apoiado num Plano de Negócio, a bíblia do empreendedor, com as estratégias do negócio, recursos humanos, análise dos dados e seleção das informações, gestão dos processos operacionais e de apoio, tudo com a intenção de atender bem o cliente, suas necessidades e expectativas, e com resultados favoráveis à empresa !

 

 



© 2015 Kessefbr. All Rights Reserved.
en